quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TUTORIAL PARA AGREGAR SOM NA APRESENTAÇÃO DE SLIDES NO POWERPOINT 2003

1 - Inicialmente, abrir o PowerPoint 2003. (É lógico).

2 - Por padrão, o PowerPoint 2003 está preparado para agregar um arquivo de som ao projeto de no máximo 100kb. No caso de necessitarmos agregar um arquivo maior, devemos alterar a configuração padrão. Para isso, vá no menu “Ferramentas” --> “Opções”, na aba “Geral”, em “Opções gerais”, altere o valor para 10000kb ou valor que ache conveniente, em “Vincular sons a arquivos com mais de”.

3 - Pode ser alterado o valor para “9 entradas”, a “Lista de arquivos usados recentemente". (Verificar Slide anterior).

4 - Crie a sua apresentação com o número de slides necessários. Trabalhe os movimentos, insira os textos, imagens, etc.

5 - Por padrão, o PowerPoint 2003 agrega somente arquivo WAV. Você deverá de antemão já o ter preparado. Para isso você poderá utilizar qualquer programa que faça a conversão e edição de arquivos de som, como por exemplo, converter arquivo de MP3 para WAV; e que consiga cortar parte da música e diminua um pouco a qualidade, para que com isso, o arquivo fique o menor possível, e para termos o nosso trabalho final também com o menor tamanho possível.
Eu uso o (Cool Edit Pro).

6 - Clique no 1º slide. Vá no menu “Inserir” --> “Filmes e sons” --> “Som do arquivo”. Escolha seu arquivo WAV.
7 - Destaque o alto falante que aparece e vá em “Apresentações” --> “Personalizar animação”. Ao lado vai aparecer listado o arquivo de som que foi selecionado. Clique no extremo direito e escolha “Opções de efeito”. Em “Iniciar a execução”, deixe marcado “Do começo”; em “Parar a execução”, vá em “Depois de” e na caixa coloque o número de slides do seu trabalho. Isso fará com que a música toque do 1º ao último slide.

8 - Salve o seu trabalho e corra para o abraço!!!
(Caso as figuras não estejam nítidas, clique em cima de cada uma, que você verá com maior nitidez).

Nenhum comentário:

Postar um comentário